Diagnóstico de erros

O diagnóstico de erros ou avarias pode ser efectuado de várias formas:
– Através do código de erros gerados pela BIOS da motherboard;
– Pelas mensagens de erro;
– Ou através do software de diagnóstico.
Em algumas situações basta actualizar ou instalar novos drivers de determinados
componentes para que o problema seja resolvido.


Na janela das propriedades do computador podemos ver não só quais os IRQ atribuídos a
cada componente de hardware, mas também os endereços de memoria, DMA e endereços de
I/O.



No caso anterior, os dispositivos estavam a funcionar correctamente, neste caso, estamos perante
um dispositivo mal configurado ou sem drivers, na maioria dos casos basta seleccionar a opção controlador e actualizar o mesmo, aparecerá um assistente de configuração e deverá indicar a localização dos drivers para o respectivo dispositivo.


Informação de sistema

Outra forma de detectar anomalias ou problemas no computador é recorrendo às informações do sistema. Para aceder a este programa vá ao botão Iniciar -> Programas -> Acessórios ->Ferramentas do sistema -> Informações do sistema.
Este programa contém informações mais detalhadas acerca de todo o computador que o programa visto anteriormente. A informação está organizada de forma a que seja fácil localizar o que quer que seja. Desde hardware e software instalado, recursos do sistema, configuração do ambiente de trabalho, etc…



Existe  no mercado software de diagnóstico de erros,   para além do que vem como Windows . Este software pode ser adquirido em lojas de informática ou ser retirado da internet livremente , claro na versão de demonstração.Como exemplo de alguns desses programas, podemos referir o Evarest, SisoftSandra, Cpuz,etc.
Alguns destes programas permitem não só diagnosticar problemas mas também fazer testes e comparações de componentes do computador como ao CPU, placas gráficas, velocidade de memórias RAM,etc…


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

A Montagem de Computadores

  Nenhum técnico de reparação de avarias poderá estar preparado se não conhecer a arquitectura do equipamento em que vai intervir. Por isso é importante ter bem presente como um computador se constrói e quais os passos fundamentais na sua montagem. Por isso, como revisão, apresenta-se aqui os principais passos na montagem de um computador de secretária.

Colocação da Placa Mãe na caixa

O primeiro passo na montagem de qualquer computador consiste em preparar a placa-mãe,ou motherboard, para ser colocada na caixa.Deve-se pegar na placa-mãe sem nenhum periférico adicional (ventoinhas e processador). Na figura uma placa-mãe com o cooler Volcano e com o processador encaixado. É recomendável não montar mais nada na placa-mãe antes de fixá-la na caixa.Na imagem ao lado temos os parafusos colocados na parte debaixo da caixa,ou seja, tudo está pronto para se fixar placa-mãe!

Instalação do Processador

O primeiro passo na instalação de um processador consiste na colocação do sensor de calor.Para coloca-lo fixe-o no centro do processador(na parte de baixo,onde se pode ver os pinos) com uma fita adesiva que acompanha o produto.
Depois disso levante a alavanca (pino metálico à direita) do socket onde será colocado o processador.
Colocar o processador na placa-mãe é um processo simples: basta levantar a alavanca, encaixar o processador (sem fazer muita pressão para não correr o risco de tranca-lo) e travá-lo baixando-se a alavanca.Ele só encaixa de maneira, logo não há como errar).
É importante não deixar o fio tocar nos pinos: se você que está a forçar demais o processador, veja se o fio ou o controlador de temperatura não estão mal colocados!
Para montar o cooler, recomenda-se coloca-lo sobre o processador e aí sim baixar as suas travas para que seja bem fixado. Assim corre-se menos risco de quebrar os pinos do processador!

Instalação das Memórias

As memórias da imagem em baixo são as PC2700 DDR.



Na placa-mãe as ranhuras de memória são pretas



Neste exemplo a placa-mãe tem 3 conectores: DIMM1,DIMM2,DIMM3. Deve-se colocar as primeiras memórias no DIMM1, de acordo com informações no manual da placa-mãe.



Instalação da placa de vídeo


Essa placa de vídeo mostrada acima é AGP: o slot AGP normalmente é de cor diferente dos PCI  (que são brancos). Deve colocar-se a placa de vídeo no AGP que é escuro e mais distanciado dos PCI e com os parafusos que vieram junto a sua placa.





Note que o Slot AGP dessa placa-mãe tem um clip de melhor encaixe da AGP similar ao encontrado nos slost de memória:



Ao colocar a placa, basta empurrá-lo e parafusar:




Colocação dos cabos eléctricos

É um processo fácil mas exige atenção! Normalmente com a caixa vem a fonte de alimentação interna do computador e com ela liga-se praticamente tudo. A fonte tem um cabo de alimentação maior, que é para ser encaixado no conector ATX da placa-mãe:



Colocação do PN1 e PN2

Recomenda-se ver o manual, pois existem diferenças entre uma placa e outra.




Aqui, colocam-se os 5 cabos que servem para ligar a luz do HD, desligar e ligar, etc.



Colocação dos Drives Ópticos (CD-ROM/RW/DVD-ROM)

Deve-se remover a tampa externa do seu caixa para que possamos instalar ali o CD-ROM. Verifique as posições dos jumpers na sua unidade (master, slave ou cable select). Veja abaixo os jumpers, conector IDE e conector de força de um gravador de CD:




Azul -Jumper
Vermelho - Conector IDE
Verde-Conector de energia

Para definir se a drive vai ser Master ou Slave, deve-se ler as instruções da mesma.
Para terminar, deve-se ligar o cabo de energia e cabo Flat na placa-mãe e na drive:


Encaixe no Cabo Flat


Encaixe IDE na Placa-mãe


Instalação do disco

A montagem dos discos é tão fácil como a instalação dos drives ópticos. Deve-se ter apenas mais cuidado, para não bater o disco com muita força correndo o risco de danificá-lo.
Coloque o HD na sua posição e aparafuse-o:



Como explicado anteriormente com o CD, faça o mesmo, mas deixe o disco principal (caso haja mais de um) como MASTER. 



Colocação da Pasta Térmica

Eu recomendo colocar a pasta térmica no centro do die processador com uma quantidade suficiente para cobri-lo:


A pasta pode ser aplicada usando um plástico duro, palito de sorvete, plástico para embalagem ... mas não esqueça: só utilize objectos não-metálicos. Passe uma fina camada de pasta no die do processador.

E se tudo correr como o esperado o computador está montado. Para terminar, fecha-se a caixa e ligam-se todos os periféricos (rato e teclado, por ex.). Como recomendação, deve-se sempre usar-se uma pulseira anti-estática para não danificar o hardware.


Ferramentas Usadas


Apesar de existirem equipamentos sofisticados à venda para reparar computadores, não é necessário muito para trabalhar com um computador.O equipamento padrão resume-se a uma chave de ferramentas e um alicate.



As vezes também podem ser necessários marcadores e pequenos papeis autocolantes para etiquetar peças. Consoante o tipo de parafusos, podemos necessitar de tipos de chaves de parafusos diferentes.

Ferramentas de Software

Além das ferramentas manuais também podem se necessárias ferramentas de software, para diagnosticar problemas e para os recuperar.




  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

A Disciplina

A disciplina de Arquitectura de Computadores integra a componente de formação técnica do Curso Profissional de Técnico de Gestão Programação de Sistemas Informáticos.Os seus conteúdos estão enquadrados em módulos devidamente estruturados, leccionados ao longo de 152 horas, divididas pelo 10º,11º e 12º ano do curso.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS