Problemas com o Som


Os maiores dos problemas de som estão relacionados há ligação de cabos de forma defeituosa, uso de drives incorrectos e cabos defeituosos.
Para resolver estes problemas deverá realizar estes passos:

  • Reinicie o computador;
  • Verifique que todos os cabos estão ligados correctamente, que as colunas estão ligadas e que todos os controlos de volume estão bem configurados;
  • Se a falha de som só se verifica em alguns programas, devera ir ao controlo de som e activar o som para o programa. Se for para todos os programas, deverá continuar com os seguintes passos;
  • Verifique se o adaptador de som está bem seleccionado.Se existe mais do que um adaptador padrão é o mesmo ao qual estão ligados todos os cabos;
  • Se a Placa de Som inclui software para fazer teste à mesma, execute-os;
  • Substitua os cabos de som e as colunar para eliminar um defeito nestes aparelhos como uma causa possível para o problema;
  • Verifique que as colunas estão ligadas às saídas correctas;
  • Remova os drivers, reinicie o computador e reinstale os drivers de raiz;
  • Remova os drivers, desligue o computador, coloque a placa de som numa ranhura PCI diferente e quando ligar o computador, reinstale os drivers de raiz.
  • Se existiu uma alteração recente no hardware, verifique as configurações de hardware para detectar possíveis conflitos.
  • Quando se instala novo software podem ocorrer incompatibilidades entre ficheiros DLL e os adaptadores de som. A actualização ou a reinstalação dos drivers deve solucionar o problema.
  • Se nada disso sortir efeito, compre uma nova.

Alguns problemas e a sua resolução:

Problema: A drive de CD's parece estar a ler um CD mas não sai nenhum som das colunas.

Resolução:
  • Verifique se o volume está definido correctamente. Existem vários controlos de volume num sistema, verifique-os todos;
  • Tente reproduzir outro CD de audio. Se este reproduz normalmente o defeito está no CD;
  • As drives ópticas podem estar a entregar o som por uma ligação diferente da ligação de dados. Verifique se todos os cabos estão devidamente conectados;
  • Se foram instalados todos os cabos correctamente e mesmo assim não sai nenhum som pelas colunas, verifique se o som sai pela saída de auscultadores da drive de CD(se a saída existir). Se esta saída funciona normalmente, significa que os cabos de áudio estão defeituosos ou foram instalados de modo incorrecto. Se não existe áudio nessa saída o problema pode ser da drive, substitua-a.
Problema : O som sai com ruído ou de forma intermitente.

Resolução:
  • O problema mais comum é o adaptador de som.
  • Placa de som antigas ou baratas costumam ter pouca qualidade de som.
  • Outro problema pode ser a existência de algum defeito nos cabos.
  • As colunas colocadas muito próximo do monitor ou de outro aparelho que causa interferências eléctricas também pode causar o aparecimento de ruído.
Problema: Um dos canais não se ouve.

Resolução: Com uns auscultadores tente isolar o problema. Ligue-os às diferentes saídas e verifique quais as que funciona. Algumas principais causas deste problema são:
  • Os controlos de volume estão ligados apenas em algumas direcções.Reconfigure o volume.
  • Cabos de áudio estragados.
  • Os drives estão instalados de forma incorrecta, reinstale-os.
  • Também pode acontecer que as colunas tenham um defeito que os impede de reproduzir todos os canais.É melhor substitui-las.

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Substituição de Componentes

Antes de abrir a caixa para substituir um dos componentes deve ter em atenção que esta medida é o ultimo recurso a adoptar na reparação de avarias.Por isso, tenha sempre em atenção os seguintes pontos:

•Certifique-se que não existe um problema com os cabos.

Os cabos podem ser um ponto fraco nos computadores. Desligue todos os cabos não necessário sao arranque do computador e verifique se o problema persiste. No caso de tudo funcionar ligue os cabos um a um para identificar a causa da avaria.


•Certifique-se que não existem problemas de  Software. Antes de assumir que tem em mãos um problema de hardware, certifique-se que o problema não é causa do por nenhuma aplicação.

•Certifique-se que não existem problemas eléctricos. É aquele passo que todos acham desnecessário. Contudo, deve-se sempre verificar os cabos eléctricos e se estes estão a funcionar como o esperado.

•Guarde toda a informação do computador. Existe sempre a possibilidade, mesmo que pequena, de uma reparação correr mal. Certifique-se sempre que os dados estão guardados num lugar seguro.

•Adopte precauções contra a electricidade estática. Para eliminar o risco de estragar componentes, devem-se tomar precauções contra a electricidade estática. Um simples toque na caixa, antes de tocar no processador, nas memórias ou noutro componente, pode eliminar o risco da electricidade estática nas mãos.

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Problemas no Arranque

Neste tópico vamos falar quais os problemas ligados ao Arranque do Computador

1ºProblema : Quando se pressiona a corrente, nada acontece.
 Solução :  
  •   Verificar que o cabo da corrente está devidamente ligado e a tomada tem corrente. Certas vezes pensamos que este ponto é óbvio, mas muitas das vezes o problema está nesses mesmos cabos eléctricos e fazendo esta verificação resolvemos o nosso problema.
  •   Se está a usar equipamentos UPS, verifique se estão correctamente ligados.
  •  Verifique se o cabo ATX principal está devidamente ligado à placa-mãe e se os pinos estão a fazer contacto.
  •   Pode ser raro mas as vezes o botão de ligar poderá estar defeituoso, ou o cabo do botão esteja mal ligado.
     
     O erro mais comum neste tipo de problema é a existência de curtos circuitos e cabos mal ligados. Para isso deixamos aqui umas dicas: comece sempre por desligar a corrente, retirar os cabos, um de cada vez e depois começar a liga-los um a um, até encontrar o problema.

Aqui temos os passos, resumidamente, do que deve fazer.
  •   Remova todas as expansões do computador, e vá ligado ao fim de cada alteração.
  •   Remova as memórias, teste-as em outras ranhuras ou em outros computadores e verifique se contêm erros.
  •  Remova as ventoinhas do processador. Verifique também o processador para se certificar que não existem pinos em mau estado(defeituosos) ou buracos bloqueados no socket da motherboard.
  •  Remova a motherboard e verifique que não existem defeitos ou objectos que estejam a causar dano ao chassis.
  •   Se depois destes passos o computador continua a não ligar, o problema poderá quase com certeza causado por alguma imperfeição na motherboard, deverá contactar o fabricante ou substituir a mesma.


2ºProblema: O computador parece arrancar normalmente mas o monitor permanece preto.
  •    Verifique que o monitor tem corrente e que o cabo de vídeo está correctamente ligado.
  •  Verifique também se os níveis de brilho e contraste estão devidamente configurados.
  •   Retire o cabo de vídeo e verifique se tem algum pino partido ou danificado. Verifique se a entrada não está obstruída.
  •    Se o seu computador usar uma placa de vídeo mas a sua motherboard possuir também vídeo “on-board”
  •  Tente usar um monitor diferente.
  •  Se está a usar uma placa de vídeo, verifique se ela está devidamente encaixada na motherboard.

3ºProblema: Quando se liga a corrente, o computador arranca normalmente mas subitamente este desliga.
  •   Por vezes a sua fonte de alimentação não é adequada à configuração do seu sistema. Se a fonte não é a adequada, deve substituí-la.
  •   Às vezes, quando um computador é ligado pela primeira vez, começa a arrancar mas a motherboard envia um sinal para o computador se desligar. Neste caso prima o botão de desligar e o de reiniciar o computador por alguns segundos. 
  •   Se o passo anteriormente referido não resolver o problema, é bem provável que a fonte de alimentação esteja defeituosa. Substitua-a.
  •  Se a substituição da fonte de alimentação não resolve o problema, é provável que o defeito esteja na motherboard. Substitua-a.
4ºProblema: Quando se liga à corrente, a luz da drive de disquetes liga e o computador falha o arranque.
  •     Verifique se o cabo da drive de disquetes está correctamente instalado
  •    Se o cabo está correctamente instalado, pode estar defeituoso. Desligue-o e se o sistema arrancar normalmente, substitua-o. 
  •    Se as duas alíneas anteriores não resolverem o problema, substitua a drive de disquetes.
Importante: Se na BIOS está definido o arranque pela drive da disquetes e se esta contém uma drive inserida o computador não arranca. Retire-a.

5ºProblema: Os discos SATA não são reconhecidos.
 A falha no reconhecimento de dispositivos SATA é muito comum.
  •   A detecção dos discos SATA tem haver com a combinação da versão da BIOS , do interface SATA e do Sistema Operativo que está a usar. 
  •   Se esta a usar um adaptador PCI SATA, o sistema não reconhece os discos no arranque, por isso o utilizador deve ter o cuidado de instalar os drivers depois de instalar o SO (sistema operativo).
  •   Se a sua motherboard usa chipsets dos mais recentes, já possuem interfaces SATA.O disco devera ser detectado durante o arranque e aparecerá uma mensagem de POST.
  •  Se o disco SATA continua a não ser reconhecido, abra a caixa e verifique se os cabos de dados SATA e os cabos de corrente estão bem ligados. Tente remove-los e encaixa-los novamente. Caso o disco continue inacessível, tente substituir os cabos. Se depois disto o disco não continuar a responder, o problema será devido ao disco estar defeituoso.
6ºProblema: O monitor mostra a mensagem de arranque da BIOS mas não arranca nem mostra qualquer mensagem de erro
  •    Isto pode ser é um erro normal, reinicie o sistema pode resolver o problema.
  • Se o reiniciar o não resolveu o seu problema, entre na BIOS e reverta para as opções padrão, grave-as, e reinicie o sistema novamente.
  •  Se o computador ainda falha o arranque, verifique as opções CPU Speed, FSB speed, e memory timings no menu da BIOS.
7ºProblema: O monitor mostra a mensagem “Hard Drive Failure” ou algo parecido.
  •    Este é um problema causado, na maioria das vezes, por problemas de hardware. Verifique os cabos que ligam os discos e os interfaces onde os mesmos se encaixam.
  •    Use cabos diferentes e ligue os discos a outros interfaces. 
  •    Se nenhum destes passos corrige o problema, quase de certeza estamos perante um disco com defeito.
8ºProblema: O monitor mostra a mensagem “No Boot Device, Missing Operating Sytem”, ou algo similar.
  •   Este comportamento é normal se não temos nenhum sistema operativo instalado no computador
  •   Se a drive está inacessível, verifique todas as ligações de dados e energia.
  •   Se o disco é do tipo ATA, verifique os pinos de configuração e se o tipo master/slave corresponde ao pretendido.
9ºProblema: O sistema recusa-se a arrancar de uma das drives de leitura óptica.

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