O diagnóstico de erros ou avarias pode ser efectuado de várias formas:
– Através do código de erros gerados pela BIOS da motherboard;
– Pelas mensagens de erro;
– Ou através do software de diagnóstico.
Em algumas situações basta actualizar ou instalar novos drivers de determinados
componentes para que o problema seja resolvido.
Na janela das propriedades do computador podemos ver não só quais os IRQ atribuídos a
cada componente de hardware, mas também os endereços de memoria, DMA e endereços de
I/O.
No caso anterior, os dispositivos estavam a funcionar correctamente, neste caso, estamos perante
um dispositivo mal configurado ou sem drivers, na maioria dos casos basta seleccionar a opção controlador e actualizar o mesmo, aparecerá um assistente de configuração e deverá indicar a localização dos drivers para o respectivo dispositivo.
Informação de sistema
Outra forma de detectar anomalias ou problemas no computador é recorrendo às informações do sistema. Para aceder a este programa vá ao botão Iniciar -> Programas -> Acessórios ->Ferramentas do sistema -> Informações do sistema.
Este programa contém informações mais detalhadas acerca de todo o computador que o programa visto anteriormente. A informação está organizada de forma a que seja fácil localizar o que quer que seja. Desde hardware e software instalado, recursos do sistema, configuração do ambiente de trabalho, etc…
Existe no mercado software de diagnóstico de erros, para além do que vem como Windows . Este software pode ser adquirido em lojas de informática ou ser retirado da internet livremente , claro na versão de demonstração.Como exemplo de alguns desses programas, podemos referir o Evarest, SisoftSandra, Cpuz,etc.
Alguns destes programas permitem não só diagnosticar problemas mas também fazer testes e comparações de componentes do computador como ao CPU, placas gráficas, velocidade de memórias RAM,etc…